Técnica de empalhamento deixa animais similares à realidade e alerta para a necessidade de preservação das espécies. Evento acontece no sábado (22/6) e domingo (23/6)
n
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), promove a exposição de animais taxidermizados em espaço no Mutirão de Goiânia, no Jardim Curitiba e Vila Mutirão, no sábado (22/6) e domingo (23/6). O objetivo é levar à população conhecimento sobre o processo de empalhamento e a importância da conscientização de preservação da fauna, tema importante e discutido nos dias atuais.
n
A técnica de empalhamento visa preservar a pele e deixar os animais similares à realidade, mas que vai além da exposição. O propósito é alertar e chamar a atenção para a necessidade de preservação das espécies, algumas já em extinção. Paralelamente à exposição, a criançada vai participar de atividades recreativas nos stands dos parceiros como a Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP).
n
Responsável pelo espaço dos animais taxidermizados, Iris Ledo afirma que a parceria do Zoológico com o Parque Mutirama é importante para levar conhecimento às pessoas, principalmente às crianças. “É muito importante esse processo de empalhamento de animais que estão em risco de extinção, e aqui estão representadas espécies da fauna do cerrado, muitas delas em processo de extinção, possivelmente muitos dos nossos animais futuramente nem existirão mais. Aqui, as pessoas ficam conhecendo um pouco de cada uma das espécies”, pontua.
n
A servidora da Agetul Daiane Vieira, gestora do Zoológico, destaca a importância de levar ao Mutirão da Prefeitura a exposição, que desperta curiosidade e sempre atrai a atenção de crianças e adultos. “Esse tipo de exposição é extremamente importante, porque grande parte da população não entende a importância do Zoológico. Essa parte dos animais taxidermizados é muito bonita, e aqui as pessoas têm a oportunidade de conhecer de perto um pouco sobre esse trabalho importante que o Zoológico faz, e que enriquece todo e qualquer mutirão. É o museu do zoológico pertinho de você. Isso sem falar na recreação para as crianças, é a junção de ciência e lazer”, afirma Daiane Vieira.
n
O visitante Ricardo Freitas disse que a iniciativa da prefeitura, trazendo essa parceria do Zoológico com o Mutirama, é de extrema importância para levar conhecimento à população. “É importante expor animais que estão praticamente em extinção. É a primeira vez que vejo esse tipo de trabalho de empalhamento, estou admirado”, relata Freitas.
n
Foto: Secult
n
n
– Brasil em Folhas S/A
n