Unidades visam levar aulas de tecnologia e robótica para salas de aula, e contam com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica e quadro de ferramentas do material para uso Maker
n
O prefeito Rogério inaugurou mais dois Laboratórios Makers na rede municipal de ensino, nesta terça-feira (25/6). As unidades foram instaladas nas escolas Professora Marley Garcia e Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira, e têm como objetivo inserir a cultura tecnológica dentro do processo de ensino-aprendizagem na educação.
n
“Os laboratórios servem para que nossas crianças tenham conhecimento básico sobre o que é tecnologia. Hoje, a tecnologia é importante na vida de todos, desde a criança até o idoso. O que nós queremos com o Laboratório Maker é que elas aproveitem, aprendam bastante e se dediquem, para que no futuro possam usar esse conhecimento para ter mais oportunidades”, explica o prefeito Rogério.
n
Os laboratórios contam com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica, quadro de ferramentas do material para uso Maker e demais mobiliários para as aulas no ambiente tecnológico. A implantação dos laboratórios incentiva a criação, seja de aplicativos, projetos de robótica, games, e brinquedos feitos com os estudantes.
n
A secretária municipal de Educação, professora Millene Baldy, destacou a importância dos laboratórios para a estrutura da rede de ensino, que agora conta com dez unidades. “Isso é o resultado da gestão do prefeito Rogério. Nada mais importante do que dar às crianças a oportunidade de terem a tecnologia aliada à educação. Quando poderíamos imaginar que teríamos essa oportunidade? Esse é apenas o primeiro passo”, disse.
n
Escolas beneficiadas
nA primeira inauguração foi na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia, ainda no período da manhã. A diretora Maria dos Reis falou sobre avanços na educação municipal e mencionou o homenageado, professor de robótica Max Vinicius da Cunha (conhecido como MacGyver), que contribuiu para o acesso à tecnologia educacional e foi vítima de acidente de trânsito em janeiro deste ano. “Aqui temos 393 matrículas, entre crianças na educação infantil e estudantes do ensino fundamental, no total de 16 turmas. Agradeço imensamente a todos os servidores, que buscam diariamente uma educação pública de qualidade”, afirmou.
n
A estudante Sofia de Oliveira, de 7 anos, relatou como está sendo ter contato com a robótica. “Na primeira aula, eu não sabia nada. Hoje eu já consigo montar robôs com o professor e meus colegas, mexer nos programas do computador, e está sendo tudo muito divertido. Com essa sala nós vamos fazer muitas coisas legais e aprender bastante”, disse, enquanto mostrava alguns dos objetos que ajudou a montar junto com outras crianças.
n
No período da tarde, foi a vez do prefeito Rogério entregar o laboratório aos alunos da Escola Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira. Na unidade, o laboratório tem parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), nos Kits de robótica, mesa e tapete de competição.
n
Normando Júnior, professor de matemática na unidade, afirma que o projeto faz com que os alunos se interessem mais pelas matérias. “Trabalhar no laboratório Maker é uma oportunidade de realização, porque eu sou professor de matemática e tem muito conteúdo que é abstrato. Quando a gente vai para o laboratório e o aluno executa, é muito legal. É um complemento às aulas regulares”, relatou.
n
Fotos: Jucimar de Sousa
n
– Brasil em Folhas S/A
n