A partir de quinta-feira (2), todos os paranaenses com mais de seis meses de idade poderão receber gratuitamente a vacina contra a gripe no estado. A decisão de ampliar o público-alvo foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (1º). As secretarias municipais de saúde agora estão se preparando para atender essa nova demanda, com o imunizante disponível em todos os 399 municípios do Paraná.
Em Curitiba, as aplicações para pessoas acima de seis meses terão início na quinta-feira (2), conforme anunciado pela prefeitura. As doses estarão disponíveis em 108 unidades de saúde da capital, com exceção da unidade da Ouvidor Pardinho, que não vacinará crianças. Os endereços das unidades podem ser consultados no Imuniza Já Curitiba, com estratégias locais sendo traçadas para garantir a ampla cobertura vacinal.
Até o momento, o Paraná já vacinou mais de um milhão de pessoas, representando pouco mais de 26% do público-alvo total de 4.574.841 pessoas. Com isso, o estado ocupa a quinta posição nacional em números absolutos de aplicações, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As vacinas deste ano contemplam três tipos de cepas de vírus combinadas, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sendo produzidas pelo Instituto Butantan.