A mobilização é aberta para toda a comunidade e destaca a importância de uma atenção humanizada, digna e inclusiva para as pessoas com transtornos mentais
n
Para destacar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento iniciado no Brasil na década de 1970 e celebrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promove, nesta quinta-feira, 23, uma caminhada reunindo profissionais, usuários da rede de assistência e seus familiares saindo, às 8h da manhã, do CAPS Bem Me Quer, no Residencial Anhambi, até a Praça 1102, no Jardim Tiradentes.
n
A mobilização é aberta para toda a população e “reforça a existência de uma sociedade sem manicômios e expressa a garantia do direito de cuidado em liberdade. A Saúde Mental em sua trajetória, como movimento, expressa alegria, liberdade, luta e resistência”, como enfatizam a coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Eurides Santos Pinho, e o chefe de Atenção à População de Rua, Mayk da Glória.
n
Luta Antimanicomial
n
No Brasil, 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data criada em 1987 na cidade de Bauru (SP) durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Com o objetivo de expandir o debate e mudar a concepção da loucura e da Saúde Mental, o movimento foi fundado sob o lema “por uma sociedade sem manicômios” e luta pela promoção da autonomia e cidadania dos pacientes e para que não se repitam práticas do passado como eletrochoque, encarceramento e lobotomia.
n
– Brasil em Folhas S/A
n