Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), ofereceu serviços como emissão de documentos, corte de cabelo e barba, atendimento psicossocial, doação de roupas, banho e alimentação. Semana é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
n
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), participou da 2ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, realizada de 13 a 17 de maio, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Objetivo do evento foi ampliar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.
n
Em 2023, foram ofertados 5.298 serviços aos participantes da ação. Neste ano, o quantitativo alcançado superou a estimativa e totalizou 8.023 atendimentos. Foram 2.725 serviços ofertados a mais que no ano anterior. O registro civil oficializa a existência do indivíduo, que passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade e filiação, e é essencial para obter outros documentos e para permitir o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos.
n
Foram ofertados, ainda, serviços diversos relativos à emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), carteira de identidade jovem (ID Jovem), além de atendimentos promovidos pela Defensoria Pública do Estado, Ministério Público e Corregedoria-Geral da Justiça. Corte de cabelo e barba, banho, alimentação, atendimento psicossocial e doação de roupas, calçados e material de higiene também foram disponibilizados pelo Centro Pop.
n
“A segunda edição nacional do registro civil foi concluída com sucesso, reafirmando a preocupação da atual gestão com a dignidade humana e o direito básico do cidadão”, pontua a titular da Sedhs, Luanna Sousa.
n
Fotos: Sedhs
n
– Brasil em Folhas S/A
n