Parceria entre Governo de Goiás e município visa proteger crianças e adolescentes afastados de seus lares devido à violência doméstica, proporcionando apoio familiar e tratamento psicológico
n
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Governo Estadual e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), inaugurou na manhã desta sexta-feira, 03, o serviço Acolhimento em Família Acolhedora que tem agora um espaço próprio. O novo endereço está localizada Rua 04, quadra APM, no setor Araguaia.
n
O espaço, que conta com uma brinquedoteca, é adequado para esclarecer dúvidas sobre a prestação do serviço, oferecer atendimento especializado e habilitar as famílias para o ato do acolhimento. “A conquista desse espaço é essencial para que possamos mobilizar mais famílias e garantir o bem-estar dos menores assistidos, com o sigilo necessário. Aparecida é a primeira cidade a implantar o Família Acolhedora e a experiência adquirida aqui com certeza vai ajudar todo o estado de Goiás. Obrigada Gracinha Caiado pela confiança”, frisou a titular da Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana.
n
O prefeito Vilmar Mariano falou da importância do programa durante a solenidade de inauguração. “O acolhimento é uma medida protetiva, excepcional e provisória, que visa garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes quando seus direitos foram ameaçados ou violados. Esse é mais um braço do nosso atendimento institucional que já é feito pelos programas sociais do município.
n
O programa conta com profissionais de assistência social, conselheiros tutelares, integrantes de conselhos de Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde, que receberam treinamento especializado para aplicar o programa no município. O programa não apenas oferecerá apoio emocional às crianças, mas também garantirá suporte financeiro às famílias acolhedoras.
n
“É bom lembrar que essas famílias acolhedoras recebem apoio do Estado de um salário mínimo por criança. Em caso de pessoa com deficiência, esse valor terá 30% adicionado. É um serviço feito com muito carinho e com todo apoio técnico da pasta, da prefeitura e de consultores especializados para que seja um caso de sucesso em Goiás”, pontuou o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Wellington Matos, no ato representado a primeira dama do Estado, Gracinha Caiado.
n
– Brasil em Folhas S/A
n