A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) estão implementando o projeto Mercadões Goianos, que destina R$ 250 milhões do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege) para a construção de mercados e feiras cobertas em cinco municípios da região do Entorno do Distrito Federal. Os espaços, com quase 8,5 mil metros quadrados em dois pisos, visam proporcionar infraestrutura adequada para feirantes e comerciantes locais, incluindo áreas de gastronomia nordestina, feiras de hortifrutigranjeiros com câmara frigorífica e energia solar, além de serviços como Vapt Vupt e salas de cursos de capacitação.
O projeto Mercadão busca impulsionar a economia do Entorno, oferecendo oportunidades de emprego e renda para os moradores locais. Cidades como Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso serão beneficiadas com os novos espaços, que prometem revitalizar as atividades comerciais dos feirantes e artesãos da região. Com a parceria entre a SIC e o GPS, os mercadões não apenas visam fortalecer a economia local, mas também se tornarem pontos de visita pública e turística, com uma variedade de produtos oferecidos por cerca de 350 expositores.
Os Mercadões Goianos representam um marco no cenário econômico e social do Entorno de Goiás, proporcionando dignidade e prosperidade para os pequenos comerciantes e a comunidade local. Com a construção desses espaços modernos e bem equipados, espera-se elevar a qualidade das atividades comerciais da região, estimulando o empreendedorismo e a geração de empregos, enquanto promove a cultura nordestina e o desenvolvimento sustentável.