O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou a abertura de 70 vagas para um curso gratuito de instrutor e examinador de trânsito. O objetivo é ampliar o número de profissionais capacitados para realizar exames práticos de direção, visando a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e mudanças de categoria. Os interessados devem ter curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e atender a requisitos como idade mínima de 21 anos, experiência de pelo menos 2 anos como condutor, entre outros.
Além disso, o Detran-GO também está abrindo inscrições para o credenciamento de examinadores de trânsito, com remuneração baseada na produtividade e teto salarial de R$ 6.380. Os candidatos devem possuir curso de examinador de trânsito, ser habilitados há pelo menos dois anos na categoria a avaliar, e passar por um curso de atualização oferecido pela autarquia. O processo de credenciamento é destinado a pessoas físicas que tenham o curso de examinador nos termos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito e averbado pelo Detran-GO, exigindo ainda idade mínima de 21 anos e curso superior completo em qualquer área.
Com a iniciativa, o Detran-GO busca suprir a carência de profissionais qualificados para aplicar exames práticos de direção, atendendo a uma demanda mensal de cerca de 30 mil exames. A abertura dessas oportunidades reflete o compromisso do órgão em universalizar a atividade de exames de trânsito, levando bancas examinadoras a todos os municípios e contribuindo para a redução de custos para os candidatos à obtenção da CNH.