Desde segunda-feira, fortes temporais assolaram o Rio Grande do Sul, resultando em cinco mortes e 18 desaparecidos. Diante da situação de emergência, o governador Eduardo Leite solicitou ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prontamente colocou o governo federal à disposição do estado. Em resposta, Lula afirmou que os esforços do governo federal se somarão aos do governo estadual e das prefeituras para enfrentar as consequências das intensas chuvas que atingiram 77 cidades.
O presidente Lula anunciou a mobilização dos ministérios da Integração e da Defesa, bem como do ministro Pimenta, para prestar assistência imediata ao Rio Grande do Sul. O governador Leite ressaltou a urgência do resgate de centenas de pessoas em municípios em situação de emergência devido às chuvas intensas. Em uma live, Leite comparou o cenário atual ao de novembro do ano anterior, quando as chuvas causaram transtornos e cinco mortes, destacando a necessidade de enfrentar os desafios decorrentes das mudanças climáticas.
As enchentes recentes no Rio Grande do Sul representam um desafio adicional em meio a uma série de eventos climáticos extremos que afetam o planeta. Com a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, espera-se superar os impactos das chuvas intensas e garantir o apoio necessário à população afetada.