O senador Zequinha Marinho, do Podemos-PA, expressou preocupações em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que está sendo elaborado pelo governo federal. Marinho destacou a falta de consulta a muitos profissionais da educação na formulação do plano, ressaltando a importância de sua participação para definir ações de médio e longo prazo para a educação brasileira. O parlamentar alertou para possíveis descumprimentos das diretrizes estabelecidas na Lei 13.005/2014, que aprova o PNE, citando casos de educadores que se sentiram desrespeitados e impedidos de se manifestar durante conferências.
Além disso, Zequinha Marinho levantou preocupações em relação às estratégias contidas em um documento apresentado pelo Fórum Nacional de Educação ao ministro Camilo Santana. O senador apontou a escassa menção à matemática no documento, contrastando com a frequência do termo LGBTQIAPN+. Ele ressaltou a importância de priorizar disciplinas como ciências, matemática e leitura, considerando a posição desfavorável do Brasil em avaliações internacionais. Marinho enfatizou a necessidade de um plano de educação que promova efetivamente a melhoria do processo de aprendizagem no país.
Diante dessas questões, Zequinha Marinho reforçou a importância de um Plano Nacional de Educação que atenda às necessidades reais da educação no Brasil, destacando a relevância de priorizar disciplinas essenciais e garantir a participação efetiva dos profissionais da área. O senador enfatizou a urgência de focar em ciência, matemática e leitura para elevar o desempenho educacional do país, ressaltando a importância do PNE como instrumento para impulsionar a qualidade da educação brasileira nos próximos anos.