A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou, durante a WTM Latin America 2024, um guia especial com os 10 principais roteiros e atrações ligados à cultura afro-brasileira no estado. Com o objetivo de promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural, o Afroturismo SP destaca locais como quilombos históricos, oficinas de artesanato e gastronomia típica, além de resgatar a história e celebrar a riqueza cultural do estado. A iniciativa visa impulsionar o turismo e a economia regional, valorizando e preservando o legado afro-brasileiro.
Além dos roteiros afroturísticos, o governo de São Paulo apresentou outras novidades, como um guia de turismo voltado para a cultura italiana e uma assistente virtual para o turismo. Durante o evento, que atraiu mais de 27 mil visitantes e 620 expositores de 40 países, a Setur-SP promoveu aulas de gastronomia, apresentações musicais, experiências de realidade aumentada e a divulgação de 25 regiões turísticas, parques estaduais e trens turísticos do estado. A publicação impressa e digital dos roteiros é fruto de uma colaboração entre diversas entidades e tem como objetivo fortalecer a atividade turística estadual, promovendo a inclusão social e econômica das comunidades locais.
Os 10 roteiros destacados incluem locais como o Quilombo da Fazenda em Ubatuba, o Quilombo Cafundó em Salto de Pirapora, a Rota da Liberdade em Taubaté, entre outros. Com a presença de mais de 204m² na WTM, a Setur-SP ofereceu aos visitantes experiências diversificadas e promoveu a valorização da gastronomia local, em um esforço conjunto para enaltecer a diversidade cultural do estado de São Paulo e fomentar o turismo inclusivo e sustentável.