Pelo menos quatro pessoas, incluindo um bebê de quatro meses, perderam a vida e dezenas ficaram feridas em Oklahoma devido a uma série de tornados que atingiram as planícies do sul dos EUA no último fim de semana. O governador Kevin Stitt declarou estado de emergência, enquanto o presidente Joe Biden ofereceu apoio federal para as operações de recuperação. Além disso, os tornados causaram danos significativos em várias comunidades, sendo descritos como os mais graves durante o mandato de Stitt.
As severas tempestades também afetaram outros estados, com Biden declarando um grande desastre devido às tempestades de inverno em Washington e Kansas. Alertas meteorológicos abrangeram uma extensa área, com mais de 47 milhões de pessoas sob advertências de tempestades. O Serviço Meteorológico Nacional reportou a ocorrência de 38 possíveis tornados na região, com a pior tempestade atingindo o centro de Oklahoma e se espalhando por outros estados vizinhos.
Os estragos provocados pelos tornados resultaram em mais de 100 feridos, danos a dezenas de estruturas e milhares de clientes sem energia elétrica. Equipes de emergência trabalharam incansavelmente para prestar assistência e restaurar a normalidade nas áreas afetadas. A destruição causada pelos tornados gerou um cenário de devastação, mobilizando esforços de resgate e recuperação em meio à tragédia climática que assolou o sul dos Estados Unidos.