Alunos da Univesp, dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, criaram o Projeto Integrador Surdez No Ensino Fundamental: Material Adaptado e Aprendizagem. Com o objetivo de promover a inclusão de estudantes surdos nas aulas, o material desenvolvido com orientação de Aureluce Maia dos Santos utiliza materiais reutilizados e foca no ensino da Matemática, incentivando a oralidade e a interação física e visual com os números.
Uma das iniciativas do projeto é a Máquina de Somar, que utiliza objetos simples como tampas de garrafas para ensinar a soma de números de forma lúdica e inclusiva. O jogo estimula a contagem oral dos números e a compreensão dos resultados, contribuindo para o desenvolvimento da fala em alunos surdos. Testado em uma turma de Altinópolis, o material foi bem recebido pelas crianças, especialmente por uma aluna surda, proporcionando integração e diversão no processo de aprendizagem.
A importância do projeto foi destacada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ressaltou a significativa contribuição do material para o entendimento da ação de somar pela aluna surda. A iniciativa não só possibilitou o aprendizado de forma inclusiva, mas também promoveu a integração da aluna com seus colegas, demonstrando os benefícios do uso de recursos didáticos adaptados para atender às necessidades específicas dos estudantes surdos.