O renomado cartunista e escritor Ziraldo, conhecido por obras como a Turma do Pererê e o Menino Maluquinho, faleceu aos 91 anos em sua residência no Rio de Janeiro. Embora formado em direito pela UFMG, Ziraldo nunca exerceu a profissão de advogado, pois sentia a responsabilidade de ser o primeiro doutor em sua família.
Ziraldo iniciou sua carreira artística precocemente, aos seis anos, publicando seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Além de suas contribuições para a cultura brasileira, ele foi um dos fundadores do semanário O Pasquim em 1964, um veículo importante na luta pela democracia durante a ditadura militar no Brasil. Em uma entrevista, Ziraldo revelou que cursou direito para atender às expectativas familiares, mas sua paixão pelas artes sempre foi sua verdadeira vocação.
Os atos fúnebres de Ziraldo ocorrerão no Rio de Janeiro, com o velório marcado para as 10h na Associação Brasileira de Imprensa e o sepultamento às 16h30 no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Sua partida deixa um legado de personagens inesquecíveis e uma trajetória marcada pela criatividade e pelo compromisso com a liberdade de expressão, sendo uma figura icônica na cultura brasileira.