Durante o 41º Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), foi lançado o manual “Obesidade e Doença Cardiovascular”, voltado para médicos da rede pública de saúde. O manual inédito, apresentado pelo diretor do Departamento de Hipertensão da Socerj, Fábio de Souza, visa fornecer informações práticas sobre a obesidade, considerada uma epidemia no Brasil, especialmente para profissionais em formação. Com a taxa de obesidade no país dobrando de 2006 a 2022, atingindo 22% da população, o manual destaca a importância de atualização constante e abordagem acessível para lidar com os riscos cardiovasculares associados à obesidade.
O manual aborda diversos temas em seus capítulos, como casos epidemiológicos, avaliação clínica do paciente obeso, tratamento farmacológico e não farmacológico, cirurgia metabólica, e doença hepática associada à obesidade. Fábio de Souza enfatiza a necessidade de tratar a obesidade como uma doença, devido ao seu impacto significativo no risco de doenças cardiovasculares, tornando o tratamento mais desafiador. Além disso, destaca a importância de preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para lidar com o aumento da obesidade, modificando a abordagem no atendimento e estimulando discussões sobre o tema.
Durante o congresso, será oferecido um curso gratuito sobre o manual para médicos, residentes e estudantes inscritos no evento. O conteúdo do manual “Obesidade e Doença Cardiovascular” estará disponível no site do congresso após o lançamento, visando fornecer informações atualizadas e práticas para profissionais da saúde lidarem com os desafios relacionados à obesidade e às doenças cardiovasculares no Brasil.