A Rádio Senado preparou uma programação especial em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, com destaque para a língua tupi. A série “A gente também fala tupi” apresenta a origem de palavras como açaí e jabuticaba, enquanto o programa Som Brasilis homenageia a cantora Djuena Tikuna, expoente da música indígena no Brasil. Além disso, a emissora aborda a diversidade cultural dos povos originários e destaca a produção literária infanto-juvenil de autores indígenas, como Yaguarê Yamã.
A programação da Rádio Senado inclui 70 episódios de 30 segundos, produzidos em parceria com Valter Rosa, explorando a etimologia e o significado de palavras tupis. Além disso, a emissora trará outros destaques ao longo do mês de abril, como entrevistas com a linguista Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, que abordará a influência do tupi no português falado no Brasil. Os programas da rádio estão disponíveis em 18 capitais brasileiras, bem como na internet, podendo ser veiculados gratuitamente por emissoras de todo o país através da Radioagência.
Esta iniciativa da Rádio Senado visa promover a cultura e a história dos povos indígenas, destacando a importância da língua tupi e a diversidade cultural presente no Brasil. Com a série “A gente também fala tupi”, a homenagem ao Dia dos Povos Indígenas se estende por toda a programação da emissora, incluindo entrevistas, programas musicais e uma seleção especial de músicas que utilizam palavras tupis. Através dessas ações, a rádio busca valorizar e difundir a rica herança cultural dos povos originários do país.