A Parceria Público-Privada (PPP) do Programa Cidade Inteligente, da Prefeitura de Goiânia, foi selecionada como case de sucesso pela Organização das Nações Unidas (ONU) para participar do 8º Fórum Internacional de PPPs, em Istambul, na Turquia. O evento, que ocorrerá em maio, destaca a PPP de Goiânia por contemplar sete dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo educação de qualidade, igualdade de gênero e ação contra a mudança climática.
O projeto de Cidade Inteligente de Goiânia, desenvolvido em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), é pioneiro no Brasil e promete trazer economia aos cofres públicos, democratização do acesso à internet e serviços públicos mais inteligentes. Além disso, a PPP visa modernizar a infraestrutura urbana, com destaque para a iluminação pública inteligente, internet de fibra óptica, videomonitoramento, reconhecimento facial em escolas e geração de energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas.
Com a participação no Fórum Internacional de PPPs, Goiânia se destaca como referência global em parcerias público-privadas sustentáveis. O projeto, que está em fase de consulta pública, visa não só aumentar a eficiência dos serviços públicos, mas também garantir melhor qualidade de vida para os cidadãos, contribuindo para a economia local e a redução da emissão de CO2. A iniciativa é vista como um divisor de águas para a cidade, demonstrando que investir em parcerias desse tipo pode atrair investimentos, gerar empregos e benefícios para a população.