O Governo de Santa Catarina avançou nas etapas de contratação de um empréstimo de U$ 50 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar parcialmente o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado, o Profisco II. Com desembolsos previstos ao longo de cinco anos, a expectativa é de que o Estado receba os recursos iniciais ainda no primeiro semestre, com o cronograma de liberação a ser definido pelo BID. Representantes do banco e o secretário de Estado da Fazenda realizaram uma reunião por videoconferência para analisar os progressos e próximos passos do programa.
Alinhado com as diretrizes do governador Jorginho Mello, o Estado busca não apenas os recursos, mas também a expertise dos especialistas do BID para aprimorar a gestão fiscal em Santa Catarina. A liderança do projeto junto ao BID elogiou a organização dos trabalhos e o compromisso do Estado em buscar soluções eficazes. Com o início do Plano de Arranque do Profisco II previsto para o segundo semestre, já serão definidas as entregas para os cinco anos de contrato, os investimentos e os indicadores de sucesso do programa.
A equipe do BID demonstrou impressionada com a qualidade técnica dos servidores e produtos envolvidos no projeto, destacando a preparação da equipe do Estado para liderar os trabalhos. Com a responsabilidade fiscal e controle de gastos como prioridades, o Governo de Santa Catarina se prepara para colher resultados positivos com o acompanhamento do BID e o alinhamento de expectativas, conforme ressaltado pelo secretário da Fazenda.