No Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, foram realizadas as primeiras cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião Sul de Santa Catarina. O destaque fica por conta da técnica minimamente invasiva de videolaparoscopia, proporcionando cirurgias sem cortes e uma recuperação mais rápida. Pacientes como Tamires Oliveira Nandi de Souza e Karoline Nogaredo da Silva, que enfrentavam desafios de saúde devido à obesidade, elogiaram a estrutura e a qualidade do atendimento recebido.
O procedimento de bariátrica no Hospital Dom Joaquim envolve uma equipe multidisciplinar que inclui nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, cardiologistas e anestesiologistas, garantindo a preparação adequada dos pacientes e o sucesso das cirurgias. A iniciativa representa um marco na saúde pública da região, trazendo avanços e inovações no atendimento oferecido pelo SUS. A diretora do hospital, Marielle Dassoler, destaca a meta de realizar 20 cirurgias bariátricas por mês, proporcionando mais qualidade de vida e autoestima aos pacientes.
A gestão do IMAS está possibilitando o acesso à bariátrica pelo SUS na macrorregião Sul de Santa Catarina, antes uma demanda reprimida. Com um acompanhamento abrangente e especializado, os pacientes passam por exames e avaliações dentro da unidade hospitalar, com um ano de acompanhamento pós-cirúrgico. A iniciativa visa atender às necessidades de saúde da população, combatendo não apenas a obesidade, mas também suas comorbidades associadas, como ansiedade, depressão, diabetes e hipertensão, proporcionando uma abordagem completa e humanizada na busca por uma melhor qualidade de vida.