A 66ª edição do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), trará novidades com a inclusão de três novas categorias de não ficção: Educação, Negócios e Saúde e Bem-Estar. A decisão foi motivada pela necessidade de destacar áreas com alto volume de publicações e reconhecer a importância da educação no desenvolvimento e cidadania. Com a curadoria de Humbert Alqueres e Marcelo Knobel, a premiação ocorrerá em novembro, com inscrições abertas até junho.
Além das novas categorias, a premiação do Jabuti terá um olhar especial para poetas estreantes, visando descobrir novos talentos da literatura brasileira. O curador destacou a relevância da educação no cenário literário, ressaltando a presença de obras educacionais entre os finalistas do ano anterior. Vetando a inscrição de livros produzidos com auxílio de inteligência artificial, o prêmio busca manter a autenticidade e a criatividade na produção literária, aguardando uma regulamentação nacional para considerar essa tecnologia.
As inscrições para a edição de 2024 do Prêmio Jabuti já estão abertas, com desconto na taxa promocional até maio. Com categorias que abrangem literatura, não ficção, produção editorial e inovações, a premiação busca reconhecer e celebrar diversos talentos da escrita brasileira. A cerimônia de premiação, prevista para novembro, também homenageará uma personalidade do ano, seguindo a tradição de reconhecer figuras importantes no cenário cultural.