A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), está possibilitando a regularização dos pit dogs na capital até o dia 12 de junho. Para efetuar a regularização, os donos devem comparecer a uma das lojas do Atende Fácil com documentos pessoais, comprovante de endereço, entre outros requisitos. Após o prazo estipulado, os estabelecimentos que não regularizarem correm o risco de ter a permissão cassada, sendo a titularidade incluída em um processo licitatório para novas permissões, conforme previsto no novo Código de Posturas de Goiânia.
A medida visa regularizar as atividades informais na capital, incluindo os pit dogs, que são considerados patrimônio cultural e imaterial desde 2021. Com aproximadamente 1,6 mil estabelecimentos em Goiânia, empregando mais de 25 mil pessoas, os pit dogs têm uma tradição que remonta a mais de 50 anos na cidade. Fundado por Jacob Abdalla Rassi e seu irmão Jorge Rassi em 1972, o primeiro Pit Dog marcou o início de uma história de sucesso que se espalhou pela cidade, com a instalação de trailers em diversos pontos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa destaca a importância de facilitar a legalização dos negócios, garantindo que os trabalhadores tenham segurança para operar dentro das normas e com todos os alvarás necessários. Além disso, a regularização busca assegurar que os estabelecimentos atendam a todas as exigências de higiene e normativas, proporcionando à população acesso a locais fiscalizados e em boas condições. A iniciativa representa um marco na história dos pit dogs em Goiânia, promovendo a proteção do nome e da marca desses estabelecimentos tradicionais da cidade.