Serviço é voltado a meninos e meninas afastados temporariamente de suas famílias de origem, por motivo de abandono ou violação de seus direitos em contexto familiar
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), implementou recentemente o acolhimento de uma criança de sete meses em uma família acolhedora inscrita no Serviço de Acolhimento da Família Acolhedora (Safa).
Essa iniciativa oferece uma medida de proteção temporária para crianças e adolescentes que foram temporariamente afastados de suas famílias de origem, devido a abandono ou violação de seus direitos no ambiente familiar, sendo acolhidos por famílias preparadas e selecionadas para proporcionar cuidado e atenção, criando um ambiente de afeto e proteção.
Conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Artigo 34 § 1, o acolhimento familiar é preferível ao acolhimento institucional, garantindo sempre o caráter temporário e excepcional da medida. A iniciativa, de acordo com a Sedhs, visa oferecer cuidado individualizado, quebrar ciclos de violência, proporcionar experiências em ambientes afetivos alternativos, além de fortalecer vínculos familiares, estimular a autoestima e promover o desenvolvimento físico das crianças.
“O acolhimento familiar é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção”, pontua o coordenador do programa, José Neto dos Santos.
O serviço está em funcionamento desde julho de 2023, localizado na Rua C-198, Quadra 494, Lote 17, Setor Jardim América. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (62) 98546-8302.
Fotos: Sedhs