A Petrobras divulgou planos de investir US$ 73 bilhões em atividades de exploração e produção, com foco em projetos relacionados à indústria naval e offshore. Os investimentos incluem a criação de empregos diretos e indiretos, com a expectativa de até 100 mil novas vagas durante a execução dos projetos. Além das 14 novas unidades flutuantes de produção já planejadas, a empresa anunciou estudos para contratar outras sete plataformas, visando a revitalização de campos já em produção após 2028.
A companhia também revelou planos para destinar de forma sustentável 23 plataformas e construir 16 navios para a cabotagem, incluindo petroleiros, gaseiros e navios de médio curso. Para as embarcações de apoio, a Petrobras pretende contratar cerca de 200 unidades entre 2024 e 2028. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou o compromisso da empresa em contribuir para a reabilitação da indústria naval e offshore brasileira, enfatizando a importância de um ambiente favorável ao investimento e fornecimento local.
Os investimentos da Petrobras seguem a governança interna da empresa e são monitorados por órgãos de controle externo. Com as encomendas devidamente planejadas e sem descartar novos anúncios futuros, a companhia busca apoiar o governo federal na criação de um ambiente propício para investimentos, fortalecendo a indústria naval e offshore do Brasil.