Um levantamento realizado pela fintech Koin revelou que 56% das pessoas que possuem animais de estimação gastam mais de R$ 200 por mês com seus pets. Entre os donos de gatos, que representam cerca de 37% do total, a ração é apontada como a principal despesa. Os dados foram coletados em uma pesquisa realizada no final de março, entrevistando 250 pessoas, das quais 92% possuem animais de estimação. Apesar dos custos mensais, 95% dos participantes afirmaram que seus pets ajudam a reduzir o estresse e trazem felicidade.
A pesquisa também revelou que 83% dos entrevistados, em sua maioria indivíduos com idades entre 35 e 44 anos, são donos de cachorros, enquanto 37% possuem gatos. Quando se trata dos cuidados com a saúde dos animais, 45% dos entrevistados relataram realizar consultas anuais com veterinários, sendo que 13% só o fazem quando necessário algum procedimento. A posse de convênio médico para pets é uma realidade para apenas 16% dos entrevistados.
Além disso, o levantamento apontou que 73% dos donos de pets entrevistados preferem comprar produtos que não são testados em animais. No entanto, é importante ressaltar que a maioria dos entrevistados são da região Sudeste e têm mais de 34 anos, o que pode influenciar nos resultados. Os dados sugerem um retrato dos brasileiros amantes de animais, destacando seus gastos, cuidados e preferências na criação e manutenção de seus bichos de estimação.