A Secretaria da Economia de Goiás intensificou o combate à sonegação e à concorrência desleal com a Operação Safra 2023/2024. Durante as ações realizadas em março, mais de 6.400 toneladas de milho e soja foram apreendidas em quase oito mil caminhões devido a irregularidades na documentação fiscal. A operação, planejada por três meses, contou com 12 Delegacias Regionais de Fiscalização e a Superintendência de Fiscalização Regionalizada, destacando-se pelo uso de tecnologia, como o Infotrânsito, que utiliza inteligência artificial para tornar a fiscalização mais eficiente.
A eficiência da Operação Safra foi impulsionada pelo Infotrânsito, sistema que combina tecnologia e inteligência artificial para identificar irregularidades, tornando as ações mais ágeis e precisas. Por meio de mais de mil antenas em todo o estado, o sistema captura imagens das placas dos veículos, converte em texto e cruza com a Nota Fiscal Eletrônica, permitindo ao fisco antecipar quais caminhões abordar. Além disso, a ação resultou na vistoria de 242 atacadistas de grãos, com mais de 30% deles sendo suspensos ou bloqueados pelos auditores fiscais, e na recuperação de R$ 4,5 milhões em créditos tributários.
A equipe da Operação Safra, composta por 41 auditores fiscais, 33 servidores do Apoio Fazendário e cerca de 200 militares do Batalhão Fazendário da Polícia Militar, continuará atuando até o final da colheita. Os auditores farão auditorias com os dados e indícios coletados em campo para combater a sonegação fiscal e garantir que recursos fraudulentos sejam direcionados para benefícios públicos, como recuperação de rodovias, segurança pública e ações sociais em benefício da população de Goiás.