A partir desta segunda-feira (01), a OpenAI permitirá que os usuários acessem o ChatGPT sem a obrigação de criar uma conta no serviço. A ferramenta de inteligência artificial, que se tornou popular em 2022, é capaz de imitar conversas humanas, resumir textos longos, criar poemas e sugerir ideias para festas temáticas. A startup sediada em San Francisco, apoiada pela Microsoft, visa tornar a IA mais acessível a qualquer pessoa interessada em suas capacidades, lançando gradualmente esse recurso.
O ChatGPT, que experimentou um rápido crescimento de usuários desde seu lançamento, viu uma desaceleração em maio de 2023, após atingir o pico de 1,8 bilhão de visitas na web. Para garantir uma experiência segura aos usuários não registrados, a OpenAI implementou proteções adicionais, como bloqueio de certas interações em uma variedade de categorias não especificadas. A empresa busca manter a qualidade e segurança do serviço, mesmo com a abertura do acesso sem cadastro.
Essa mudança no acesso ao ChatGPT reflete a estratégia da OpenAI de democratizar a inteligência artificial e ampliar o alcance de suas aplicações. Ao possibilitar que mais pessoas experimentem a tecnologia sem barreiras de entrada, a empresa busca incentivar a curiosidade e o interesse pelo potencial da IA, promovendo uma maior interação com suas capacidades em diversos contextos.