A Secretaria da Segurança Pública implementou ações eficazes para combater os crimes patrimoniais no centro de São Paulo, resultando em uma queda expressiva nos indicadores criminais. Em fevereiro, os furtos e roubos reduziram em média 40% nas áreas do 3° Distrito Policial (Campos Elíseos) e do 77° (Santa Cecília), locais de intenso fluxo. Os roubos em geral diminuíram 50% em comparação ao ano anterior, com apenas um caso de roubo de veículo registrado no mês.
As medidas adotadas pela inteligência e investigação das delegacias, em operações coordenadas pela 1ª Seccional, foram fundamentais para a redução dos índices criminais. A apreensão de drogas aumentou significativamente, com 82 quilos apreendidos nos primeiros dois meses do ano, seis vezes mais do que no ano anterior. O combate ao crime organizado resultou na prisão de 599 infratores até fevereiro, e na recuperação de 19 veículos e apreensão de 14 armas de fogo ilegais. O reforço do policiamento ostensivo e investigações robustas contribuíram para o aumento da sensação de segurança na população.
A atuação focada no combate ao tráfico de drogas, o reforço do policiamento com o acréscimo de 300 policiais militares, e a inauguração de duas companhias da Polícia Militar demonstram o empenho da Secretaria da Segurança Pública em recuperar a região central de São Paulo. O investimento em treinamento multidisciplinar para os policiais e a ampliação das investigações da Polícia Civil visam desarticular as redes de tráfico e receptação na área, buscando garantir um ambiente mais seguro para a população paulista.