A campanha do Dia Mundial do Autismo deste ano enfatiza a valorização das capacidades e o respeito aos limites das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em Santa Catarina, o Governo do Estado tem desenvolvido uma rede de assistência que abrange desde a Atenção Primária à Saúde até os Centros de Reabilitação, com planos de criar a Política Catarinense para pessoas com TEA, integrando a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial.
Os serviços de saúde em Santa Catarina têm como porta de entrada a Atenção Primária, com encaminhamentos da rede regular de ensino ou da Assistência Social. O Centro Catarinense de Reabilitação em Florianópolis oferece atendimento especializado, incluindo Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, com profissionais dedicados ao desenvolvimento do processamento sensorial para lidar com desafios como seletividade alimentar e agitação, proporcionando ganhos significativos no curto prazo.
A equipe multidisciplinar do Centro Catarinense de Reabilitação, liderada pela fonoaudióloga Melissa Watzko Eskelsen e pela terapeuta ocupacional Camille Macedo Nunes Weiser, destaca a importância do acompanhamento que envolve não apenas a criança, mas também seus responsáveis. O objetivo é promover o reconhecimento das habilidades individuais e garantir um tratamento adequado e inclusivo para as pessoas com TEA, reforçando a importância do cuidado e apoio contínuo.