O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebra o Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate, destacando a importância desses fiéis companheiros em operações de salvamento. Reconhecido internacionalmente, o CBMSC adotou a certificação prévia dos cães para garantir eficiência e excelência nas missões de busca em desastres naturais e tecnológicos. Com um total de 16 cães ativos, a corporação conta com binômios capacitados para atuar em diversas situações, como enchentes, deslizamentos e resgates em estruturas colapsadas.
Os cães do CBMSC passam por rigorosos treinamentos e certificações, demonstrando habilidades de controle, trabalho em equipe e busca de vítimas. Com modalidades de certificação que incluem buscas rurais e urbanas por pessoas vivas ou restos mortais, além de busca por odor específico, os cães são preparados para atuar de forma eficaz e precisa. A relação entre o bombeiro e seu companheiro canino é de extrema importância, tornando-os não apenas uma ferramenta de busca, mas parte da família do bombeiro.
Quando chegam ao fim de sua carreira de busca e resgate, os cães são aposentados e têm a oportunidade de atuar na Cinoterapia, levando conforto e apoio emocional em hospitais e clínicas. Além de sua atuação heroica em ocorrências reais, os cães do CBMSC demonstram seu valor como parceiros leais e fundamentais para a segurança e bem-estar da comunidade.