O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em Bogotá, para discutir uma variedade de temas, incluindo a eleição presidencial na Venezuela e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Durante a visita oficial, Lula e Petro participaram de reuniões de trabalho, assinatura de acordos e eventos culturais, como a abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que homenageia o Brasil nesta edição.
Além da situação na Venezuela, os líderes abordaram questões como relação comercial, inclusão social de indígenas e negros, e integração regional. Ambos defendem o desenvolvimento sustentável da região amazônica e buscam apoio financeiro de países mais ricos. Também foi mencionada a crise diplomática entre México e Equador, tema que tem sido discutido pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Lula e Petro têm participação prevista na abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá, destacando-se como o principal evento cultural da Colômbia. Com o Brasil como país homenageado, a feira espera receber mais de 600 mil visitantes e conta com a presença de artistas renomados, como Fabiana Cozza e Hermeto Pascoal. A comitiva brasileira inclui o ambientalista e poeta Aílton Krenak, recentemente empossado na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na instituição.