A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo denunciou oito pessoas por agressões contra a deputada estadual Lucia Marina dos Santos, conhecida como Marina do MST. Os crimes ocorreram durante um encontro em Lumiar, região serrana do Rio, onde a parlamentar foi alvo de ofensas verbais, empurrões e ataques com garrafas, pedras e ovos. Os denunciados enfrentam acusações que vão desde incitação pública de crime até injúria real e constrangimento ilegal.
De acordo com a denúncia, o incidente teve como pano de fundo a suposta programação do encontro para invasão de terras, o que teria sido incitado por um dos denunciados através de um aplicativo de mensagens. No dia do evento, os agressores, acompanhados por outras pessoas não identificadas, hostilizaram a deputada, chegando a empurrá-la violentamente para fora do local da reunião. Mesmo escoltada pela Polícia Militar, a parlamentar e seu grupo foram alvo de insultos, ovos e garrafas atirados pelos opositores.
Além dos oito denunciados, a Promotoria propôs medidas para outras três pessoas envolvidas em crimes de menor potencial ofensivo, como o pagamento de um salário-mínimo e restrições de deslocamento. Lumiar, palco desse episódio lamentável, é uma localidade turística situada a 30 quilômetros do centro de Friburgo, conhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos.