O Banco Central lançou uma moeda comemorativa em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, destinada a colecionadores. Com valor de face de R$ 5, a moeda de prata foi vendida por R$ 440, com uma tiragem inicial de 3 mil unidades que se esgotou rapidamente. A peça traz gravadas em suas faces elementos simbólicos da Constituição de 1824, como o Palácio do Congresso Nacional e o livro manuscrito da primeira Carta Magna do país.
A cerimônia de lançamento da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de representantes do Banco Central, Casa da Moeda e do Legislativo. O diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, destacou que a peça é uma forma de manter viva a memória da primeira Constituição brasileira, outorgada por Dom Pedro I em 1824. Além disso, a iniciativa do Banco Central visa homenagear as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto legal que as originou, reunindo presente e passado em um símbolo único.
A Constituição de 1824 estabeleceu no Brasil uma monarquia constitucional hereditária, criando o Poder Legislativo bicameral, a Câmara dos Deputados, o Senado e os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo). Além disso, o texto constitucional de 1824 instituiu o Supremo Tribunal de Justiça, precursor do atual Supremo Tribunal Federal (STF). Esta iniciativa do Banco Central se soma a outras moedas comemorativas lançadas ao longo da história, como as peças em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, demonstrando o compromisso em celebrar marcos importantes da história nacional.