O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a necessidade de modernização dos contratos com as concessionárias de distribuição de energia durante o Forum Brasileiro de Líderes em Energia, no Rio de Janeiro. Segundo Silveira, os atuais contratos não atendem mais às expectativas da sociedade brasileira, sendo crucial a atualização para melhorar os índices de qualidade do serviço, como o tempo médio de interrupção de energia (DEC) e a frequência da interrupção de energia aos consumidores (FEC).
Silveira também defendeu a renovação das concessões que estão próximas do vencimento como forma de garantir a continuidade dos investimentos previstos pelas concessionárias. Ele ressaltou a importância de avançar nesse sentido, mencionando planos de investimentos que apontam para um montante significativo de R$ 140 bilhões nos próximos quatro anos nas 20 distribuidoras ligadas ao processo de distribuição. O ministro alertou que a falta de renovação dos contratos pode levar as empresas a reduzir investimentos no Brasil e direcioná-los para outros locais.
Além disso, Silveira propôs uma maior proximidade entre os prefeitos e as distribuidoras de energia, destacando os prefeitos como importantes autoridades federativas por estarem envolvidos no cotidiano da comunidade. Ele ressaltou a necessidade de os prefeitos terem uma relação mais direta com as distribuidoras para melhorar a qualidade do serviço, enfatizando a importância de garantir uma prestação de serviços eficiente e satisfatória para a população.