Unidade do Ensino Fundamental foi campeã nas etapas Estadual e da Região Centro Oeste do Prêmio Educador Transformador
n
Com o tema “Meliponário na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”, a Escola Municipal Terra Prometida, em Aparecida de Goiânia, conquistou o 3º lugar do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Instituto Signficare e Bett Brasil.
n
A premiação que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil teve quase 3,5 mil inscrições. O concurso premiou os melhores projetos pedagógicos de sete categorias diferentes realizados por escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
n
A Escola Municipal Terra Prometida, que fica no Parque Industrial Santo Antônio, venceu as etapas Estadual, Regional e Nacional. A instituição concorreu na categoria primeira fase do Ensino Fundamental com o seu projeto “Meliponário na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”.
n
A unidade de ensino conquistou a 3º posição na etapa nacional do prêmio. “Nosso trabalho reúne aspectos pedagógico e social. Além de ser um projeto empreendedor, ele contribui com a conscientização das pessoas quanto à importância das abelhas na manutenção da vida no nosso planeta”, comentou a diretora da instituição escolar, Leomara Aquino.
n
Para a professora Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, idealizadora do projeto, a premiação é um reconhecimento que abre portas para que a escola amplie a mensagem sobre a importância da proteção das abelhas sem ferrão no Brasil. “Descobrimos numa área que seria integrada à escola havia um ninho de abelhas jataí. Conversamos com o pessoal da obra e de forma segura levamos as crianças para conhecer o local. Todas ficaram encantadas e daí surgiu o projeto”, explica.
n
Wanessa destaca que aos poucos foi quebrando paradigmas dos alunos que tinham medo, que acreditavam que todas as abelhas são perigosas e começaram um processo de conscientização.
n
“Nossas crianças, 450 ao todo, já estão se conscientizando da importância desse projeto por meio dos processos de aprendizagem, com a vivência do meliponário dentro da escola, e o prêmio vai nos ajudar a levar mais longe nossa mensagem para que as abelhas tenham proteção. Tratamos de vários temas com as crianças, desde a importância para o meio ambiente até a sustentabilidade econômica”, explicou.
n
O projeto está inserido no planejamento educacional das crianças, nas aulas de ciências (como foco na polinização e a produção de alimentos), produção de texto na disciplina de Português, nas aulas de Matemática com elaboração de estatísticas e gráficos. Com apoio da escola, os professores escreveram um livro sob o ponto de vista do resgate das abelhas com informações científicas, mas de forma lúdica.
n
Dos projetos inscritos em Goiás, duas escolas municipais de Aparecida de Goiânia foram classificadas na etapa estadual. A Escola Municipal Joana Angélica Rissaris Paganin, no setor Santa Luzia, classificou-se na terceira posição na categoria Educação Infantil com o seu projeto “Colo com Leitura: a importância da família no mundo encantado dos livros”.
n
Meliponário
n
O meliponário é o local onde é criada uma colônia de abelhas sem ferrão, geralmente no formato de caixas retangulares de madeira. Na escola, o obrigo para abelhas foi construído no fundo da unidade escolar em espaço devidamente decorado com o objetivo de atrair o interesse das crianças.
n
O lançamento do espaço foi acompanhado pelos alunos e professores e também por pais da unidade escolar. As abelhas foram resgatadas dos escombros de uma casa demolida, cuja área passou a fazer parte do terreno da escola.
n
O projeto foi inserido ainda no Programa Agrinho, uma iniciativa do Governo do Estado voltado para as escolas das redes pública e privada, que buscam desenvolver atividades com vistas a estimular a melhoria da relação dos homens com o meio ambiente.
n
– Brasil em Folhas S/A
n