O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a Colômbia, onde se reunirá com o presidente colombiano, Gustavo Petro, em Bogotá. Os temas em destaque na agenda incluem comércio, investimentos, desenvolvimento sustentável, cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura familiar. Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e da inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, com o Brasil como convidado de honra.
Após a reunião, está prevista uma declaração à imprensa e um almoço. Lula participará de um fórum empresarial com a presença de cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos, seguido pela inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, com destaque para artistas nacionais como Ailton Krenak e Hermeto Pascoal. Além disso, haverá uma missão parlamentar para estabelecer contatos entre congressistas brasileiros e colombianos, assim como um seminário sobre agricultura familiar.
O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia, com um intercâmbio comercial de US$ 6,1 bilhões em 2023. Com mais de 70 empresas brasileiras instaladas no país, a relação bilateral se destaca pela cooperação e interesses compartilhados entre os governos. A visita de Lula reforça a importância das relações entre Brasil e Colômbia, destacando a presença de afrodescendentes, indígenas e o compromisso mútuo com o fortalecimento desses setores na sociedade.