O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou uma alta de 0,21% em abril, abaixo das expectativas do mercado financeiro, segundo dados divulgados pelo IBGE. A prévia da inflação acumula uma elevação de 3,77% nos últimos 12 meses, demonstrando uma desaceleração em relação ao mês anterior.
O grupo de Alimentação e Bebidas foi o principal destaque, com alta de 0,61% em abril, influenciando o índice geral. Por outro lado, o grupo de Transportes teve deflação de -0,49%, impulsionada pela queda nas passagens aéreas. Além disso, os combustíveis também registraram queda, contribuindo para amenizar a pressão inflacionária.
No cenário da inflação, o destaque ficou para os aumentos nos preços de alimentos como tomate, alho e frutas, enquanto houve queda nos valores da batata-inglesa e das carnes. Outros setores que impactaram o índice foram Saúde e Cuidados Pessoais, com destaque para os produtos farmacêuticos, e Alimentação fora do domicílio, que apresentou uma desaceleração em relação ao mês anterior. A divulgação desses dados surpreendeu o mercado, que esperava uma inflação mais alta para o período.