O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou ações de fiscalização na Região Metropolitana de Manaus, resultando na emissão de 14 autos de infração e na doação de madeira apreendida ao município de Itacoatiara. Durante as operações, foram identificadas práticas ilegais em municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, com três pessoas sendo notificadas por cometimento de ilícitos ambientais. Empresas licenciadas foram flagradas utilizando madeira de forma irregular, resultando em autuações, embargos e multas.
Uma empresa em Itacoatiara, licenciada mas operando com 100% de madeira ilegal, foi autuada e embargada por desdobro secundário de madeira. Além disso, cinco fornos de fabricação de carvão ilegal foram destruídos, juntamente com outros equipamentos utilizados nas práticas ilegais. No total, foram realizadas sete apreensões, quatro termos de embargo e interdição estabelecidos. A madeira apreendida foi doada para a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Itacoatiara, visando beneficiar a população local com reformas em escolas e obras.
As ações de fiscalização ambiental do Ipaam também revelaram que material ilícito estava sendo introduzido na capital como produto legalizado por empresas licenciadas. Os fiscais destacaram a importância de coibir práticas irregulares que impactam o meio ambiente e a população, enfatizando a necessidade de cumprimento das normas ambientais para garantir a preservação dos recursos naturais da região.