O Diretor-Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Mario Colombo, analisa as tendências da agenda global ESG, destacando sua relevância para a sustentabilidade corporativa. No 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica, em Foz do Iguaçu, as discussões abrangem inovações em ESG alinhadas às necessidades ambientais, sociais e de governança, refletindo a importância crescente desses critérios para avaliação de riscos, oportunidades e impactos nos negócios e investimentos sustentáveis.
As tendências em inovação e tecnologia estão cada vez mais alinhadas às demandas ESG, com tecnologias como monitoramento ambiental, blockchain e inteligência artificial impulsionando a sustentabilidade corporativa. Empresas que adotam práticas ESG têm atraído investimentos, cativado clientes e reduzido custos operacionais, enquanto promovem a retenção de colaboradores e fortalecem a relação com a sociedade através de ações impactantes, consolidando uma reputação positiva a longo prazo.
A governança ambiental, social e corporativa, juntamente com as outras verticais do Summit Iguassu Valley Latinoamerica, como educação, transição energética, agro, turismo e logística, dialogam para promover a sustentabilidade, transparência e responsabilidade em diversos setores. Essas iniciativas visam garantir um desenvolvimento econômico equilibrado, incorporando práticas sustentáveis em cada segmento e impulsionando a inovação e a responsabilidade corporativa em busca de um futuro mais sustentável e responsável.