Hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Santa Catarina obtiveram Alta Conformidade em práticas de segurança do paciente, conforme avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Doze hospitais da SES, juntamente com outras 20 unidades do Estado que atendem pelo SUS, foram reconhecidos por suas boas práticas. O Estado se destacou com 92% de adesão à pesquisa, garantindo a 7° posição nacional ao superar a meta de 80% de participação estabelecida para 2023.
A avaliação, realizada anualmente, analisou hospitais com leitos de UTI e envolveu a verificação de 21 requisitos relacionados à Estrutura e Processos de segurança do paciente. Entre os critérios avaliados estão protocolos de segurança, higiene das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas, notificação de incidentes, monitoramento de infecções e consumo de antimicrobianos em UTI. A coordenadora Estadual de Segurança do Paciente ressaltou a importância do instrumento como estratégia de melhoria nos processos de assistência à saúde.
Os hospitais da SES em destaque incluem o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Hospital Florianópolis, Hospital Nereu Ramos, entre outros. Essa conquista reflete o compromisso do Estado em garantir a segurança e qualidade no atendimento hospitalar, demonstrando a excelência e o esforço contínuo na promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.