O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assegurou que o governo está cumprindo o cronograma de pagamento de emendas parlamentares, tendo já desembolsado R$ 8 bilhões. Ele garantiu que todos os pagamentos serão realizados até 30 de junho, destacando a importância desses recursos para obras, saúde e educação. Padilha ressaltou a boa relação do governo com o Congresso, inclusive com o presidente da Câmara, Arthur Lira, superando desentendimentos passados.
O governo Lula considera tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quanto o presidente da Câmara, Arthur Lira, como aliados na condução de uma agenda política e na rejeição dos eventos de 8 de janeiro. Padilha enfatizou a aprovação de metade dos projetos necessários, mantendo diálogo constante com os líderes congressuais. O objetivo é manter uma interlocução permanente e inclusiva, incluindo a oposição, para garantir a execução efetiva do orçamento e o sucesso das políticas governamentais.
Com um cronograma mais amplo e vantajoso do que o anteriormente proposto, o governo busca transformar as indicações parlamentares em ações concretas que beneficiem a população. A postura de diálogo e colaboração com o Congresso é destacada como fundamental para o cumprimento das metas estabelecidas. A relação harmoniosa com os líderes legislativos é uma peça-chave para o avanço dos projetos e a efetivação das políticas públicas.