O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou em São José dos Campos (SP) que o Governo Federal lançará um novo plano safra voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar. Previsto para junho, o plano tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para pequenos produtores, sem a necessidade de apresentar garantias bancárias ou avalistas. Teixeira ressaltou a importância de possibilitar que os pequenos produtores e suas cooperativas se mecanizem e se tecnifiquem.
Durante uma visita a uma feira com produtores de seis assentamentos em cidades do interior de São Paulo, o Ministro destacou a necessidade de garantir que o crédito alcance aqueles que estão iniciando no setor. O novo fundo de aval proposto busca eliminar barreiras para que os pequenos produtores entrem no mercado e se desenvolvam. A iniciativa visa estimular a mecanização e tecnificação das atividades agrícolas, promovendo assim o crescimento e a sustentabilidade do setor.
Com a proposta de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, o anúncio do novo plano safra feito por Paulo Teixeira destaca a preocupação do Governo em apoiar os pequenos produtores. Ao eliminar exigências tradicionais de garantias para acesso ao crédito, a iniciativa busca impulsionar a entrada e a expansão dos agricultores familiares no mercado, promovendo a modernização e a competitividade do setor.