O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação do programa São Paulo São Libras para os 18 Centros de Integração da Cidadania (CIC), possibilitando a comunicação efetiva com pessoas surdas por meio de intérpretes de Libras acionados via videochamada. Esses intérpretes, alocados em uma Central de Interpretação de Libras na capital, facilitam a interação entre indivíduos surdos e servidores estaduais, transmitindo informações em português. A iniciativa, que teve início em delegacias e expandiu para Polos de Empregabilidade Inclusive e Postos de Atendimento ao Trabalhador, visa promover o bem-estar e a inclusão social.
A implementação do programa em todos os serviços estaduais está sendo realizada gradualmente, contando com a participação de diversas pastas estaduais e o apoio da sociedade civil. Com a disponibilidade de um tutorial para os servidores e o funcionamento ininterrupto da Central de Interpretação de Libras, a iniciativa busca garantir o acesso à Justiça, serviços gratuitos e a promoção da cidadania e direitos humanos. O CIC, que integra órgãos públicos e organizações não governamentais, tem como missão principal promover o exercício da cidadania e garantir formas alternativas de Justiça.
A expansão do atendimento em Libras nos Centros de Integração da Cidadania representa um avanço significativo na promoção da inclusão e acessibilidade no Estado de São Paulo. Com a presença de intérpretes qualificados, a ampliação do programa São Paulo São Libras reforça o compromisso do governo em proporcionar serviços essenciais de forma eficiente e inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida dos cidadãos paulistas.