O Ministério da Saúde anunciou a expansão da vacinação contra a dengue, beneficiando 1330 municípios em todo o Brasil. Com as novas inserções, a vacina será distribuída em 25 unidades da federação, incluindo 46 cidades do Leste de Minas Gerais. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, ressaltou a importância da vacinação para evitar óbitos, mesmo com a tendência de queda e estabilização da doença em alguns estados.
A decisão de ampliar as faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) foi tomada pela Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde, permitindo a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, especialmente para vacinas com vencimento próximo. A baixa adesão na faixa etária de 10 a 14 anos levou à antecipação da segunda dose para garantir a imunização completa. Até o momento, mais de 1,6 milhão de doses foram distribuídas, porém uma parcela significativa ainda não foi registrada pelos municípios, podendo impactar a efetividade do programa de vacinação.
Em 2024, o Brasil enfrenta um cenário preocupante com mais de 3,8 milhões de casos de dengue registrados, o maior número da série histórica iniciada em 2000. Com 1.792 mortes confirmadas pela doença até a semana 16, o país busca conter a propagação do vírus por meio da ampliação da vacinação e da conscientização da população sobre os sintomas e formas de prevenção da dengue.