O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), presenteou o Papa Francisco com camisetas de times locais e uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, em um convite para que o pontífice visite o estado em 2026, ano em que se celebram os 400 anos das Missões Jesuítico-guarani. A gentileza ocorreu durante uma audiência no Vaticano, onde o Papa agradeceu pelos presentes e pelo convite, mencionando suas visitas passadas à cidade de Pelotas, terra natal do governador.
A região das Missões, composta por 26 municípios no Noroeste do estado, guarda a história jesuítica e missioneira, marcada pela fundação do primeiro povoado em terras gaúchas em 1626. O objetivo da visita de Leite ao exterior é fortalecer os laços comerciais do Rio Grande do Sul, especialmente com Itália e Alemanha, em preparação para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em 2025 e do bicentenário da imigração alemã em 2024. A comitiva governamental realizará encontros de negócios e institucionais em duas cidades italianas e quatro alemãs.
A iniciativa de Leite em presentear o Papa e convidá-lo para o Rio Grande do Sul reflete não apenas a importância histórica e cultural das Missões Jesuítico-guarani, mas também busca fortalecer as relações internacionais do estado, visando oportunidades de negócios e parcerias. Com um olhar voltado para o passado e para o futuro, a agenda diplomática do governador destaca a rica herança imigrante do Rio Grande do Sul e reforça o compromisso em promover o desenvolvimento econômico e cultural da região.