A Prefeitura de Goiânia, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, expandiu a aplicação da vacina contra a dengue Qdenga para pessoas de 4 a 59 anos. Com 600 doses próprias e mais 1,4 mil repassadas pelo governo estadual, todas as vacinas com validade até 30 de abril foram administradas em 12 salas da capital, evitando o desperdício do imunizante. A medida, necessária para garantir a eficácia da campanha de vacinação, poderá ser repetida com nova remessa, caso necessário.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nas unidades onde restaram doses, senhas foram distribuídas aos interessados, sendo rapidamente esgotadas. A segunda dose da vacina estará disponível para todos aqueles que se imunizaram, mesmo que fora da faixa etária inicial. Não há previsão para novos recebimentos de vacinas, mas doses continuam disponíveis para crianças de 10 a 14 anos. A ação da Prefeitura de Goiânia visa garantir a proteção da população e evitar o desperdício de doses importantes para a saúde pública.
A Prefeitura destaca a importância da iniciativa para o combate à dengue e reforça que a ação foi realizada em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde ressalta que, mesmo com a distribuição completa das doses, a vacinação poderá ser retomada com a chegada de novos lotes, caso haja necessidade. A comunicação oficial reitera o compromisso das autoridades locais em promover a saúde e bem-estar da população de Goiânia.