Um dono de farmácia em Guaianases, São Paulo, foi preso suspeito de armazenar e vender medicamentos de alto custo e de uso controlado de forma irregular. A prisão ocorreu após investigações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) indicarem que o suspeito adquiria os remédios, incluindo o Ozempic, de quadrilhas envolvidas em ataques a drogarias. Os policiais encontraram os medicamentos expostos de maneira inadequada na farmácia, sem cuidados de temperatura e em um ambiente sujo.
A ação policial resultou na apreensão de uma variedade de produtos, incluindo remédios de emagrecimento, hormonais e psicotrópicos. O proprietário da farmácia admitiu ter comprado toda a mercadoria sem documentação de procedência e vendido sem a exigida receita médica. A investigação do Deic visa desmantelar quadrilhas especializadas em roubo de medicamentos de alto custo, com foco também em identificar os receptadores envolvidos no esquema.
O dono da farmácia foi autuado por crimes contra a saúde pública, por fornecer substâncias medicinais sem receita médica e por vender produtos alterados para consumo. Essa ação faz parte de um esforço contínuo do Deic para combater o comércio ilegal de medicamentos roubados. A operação visa não só punir os responsáveis diretos, mas também desarticular redes criminosas envolvidas nesse tipo de atividade ilícita.