O futuro de Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, no Flamengo está indefinido devido à suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping e ao contrato vigente até dezembro de 2024. O presidente Rodolfo Landim afirmou que o clube deseja a permanência do jogador, porém não fará uma nova oferta de renovação antes de dezembro. A decisão sobre a renovação ficará a cargo do próprio atleta, que poderá assinar um pré-contrato a partir de junho.
A diretoria do Flamengo possui histórico de levar os contratos de seus jogadores até o fim e renovar no final, como foi o caso de diversos atletas como Diego Ribas, Filipe Luís, Bruno Henrique, entre outros. A renovação de Gabigol foi discutida entre o clube e seus representantes do segundo semestre de 2022 até outubro de 2023, porém há discordância entre as partes sobre um suposto acerto. Com a suspensão do jogador, as conversas sobre a renovação ficaram em segundo plano, e a defesa de Gabigol recorrerá da decisão de suspensão junto à Corte Arbitral do Esporte.
Diante da atual situação de suspensão de Gabigol e das divergências sobre a renovação contratual, o Flamengo adiou qualquer proposta de renovação até dezembro. O jogador está impedido de atuar e utilizar as instalações do clube até abril de 2025, e o processo de renovação do contrato parece estar em stand by. O desfecho sobre o futuro de Gabigol no Flamengo dependerá das negociações futuras e das decisões a serem tomadas pelo jogador e sua equipe jurídica.