A Secretaria da Administração (Sead) publicou um decreto que estabelece o Sistema Estruturador das Redes de Gestão (Siges), unificando redes anteriormente distintas e permitindo a integração de servidores comissionados e temporários, antes restrita aos efetivos. Desde sua criação em maio de 2023, o Siges tem otimizado a gestão, coordenando atividades em áreas como compras, contratos, patrimônio, planejamento, finanças, inovação da gestão, tecnologia da informação e gestão de pessoal.
Com a reformulação, o Siges se tornou um sistema único composto por redes de gestão, facilitando e apoiando os servidores em suas tarefas diárias. Além disso, o sistema agora engloba a área de tecnologia da informação e compliance público nas responsabilidades dos servidores, visando garantir um funcionamento mais eficiente das redes, com o suporte de Funções Comissionadas do Sistema Estruturador das Redes de Gestão (FCRGs), Funções Comissionadas de Assessoramento Contábil (FCACs) e Gratificações do Sistema Estruturador das Redes de Gestão (GRGs).
O Siges promove a integração e colaboração entre diferentes áreas, incentivando o engajamento, o desenvolvimento de habilidades e a tomada de decisões embasadas em dados e informações. Essa iniciativa resulta em uma melhoria significativa dos serviços públicos oferecidos à população, refletindo em uma gestão mais alinhada e eficiente no Estado, conforme divulgado pela Agência Cora Coralina de Notícias.