A 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024) iniciou com a participação do presidente brasileiro e uma homenagem especial aos 10 anos da morte do aclamado escritor colombiano Gabriel García Márquez. O evento destaca autores brasileiros e tem como tema central “Ler a natureza”. Com 29 escritores representando o Brasil, incluindo nomes como Ailton Krenak, Raphael Montes e Geovani Martins, a feira promove um intercâmbio cultural e literário entre os países.
A relação política conturbada de García Márquez com a Colômbia é mencionada, ressaltando seu exílio no México após acusações de colaboração com as Farc. Apesar disso, o autor foi homenageado postumamente em outra edição da FILBo, em 2015. Considerado um dos mais importantes escritores do século 20, García Márquez é lembrado por suas obras icônicas, como “Cem Anos de Solidão”, e seu impacto duradouro na literatura latino-americana. Seu legado é celebrado através de eventos literários como a FILBo.
Gabriel García Márquez, El Gabo, como era conhecido, é reverenciado por sua contribuição à literatura em língua espanhola, sendo comparado a grandes mestres como Miguel de Cervantes. Seu talento único para o realismo fantástico e suas histórias envolventes, como “O amor nos tempos do cólera” e “Crônica de uma morte anunciada”, cativaram leitores ao redor do mundo. Premiado com o Nobel de Literatura em 1982, García Márquez continuou escrevendo até enfrentar problemas de saúde, deixando um legado literário eterno para as gerações futuras.