Em um contexto de tensão entre os Poderes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, realizou encontros com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de discutir o relacionamento entre o governo e a Suprema Corte. Lira declarou que o governo precisará conquistar sua própria maioria na Casa para aprovar projetos de interesse, com exceção da agenda econômica, como a reforma tributária. Além disso, o presidente da Câmara anunciou a intenção de liberar projetos de interesse da oposição para votação, como o pacote anti-invasão de terras.
No encontro com o ministro Alexandre de Moraes, foi abordada a relação entre a Câmara dos Deputados e o STF, destacando as insatisfações de parlamentares com decisões da Suprema Corte que impactam os deputados, como casos de prisões contestadas, incluindo o caso do deputado Chiquinho Brazão. Em uma tentativa de diálogo, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, conversou por telefone com Lira, em uma atmosfera amistosa e colaborativa, visando evitar tensões entre os Poderes e promover um entendimento mútuo.
Os encontros e conversas entre Arthur Lira, ministros do governo e do STF refletem um momento delicado de interações políticas no cenário nacional. Com a intenção de evitar conflitos e fortalecer o diálogo interinstitucional, o presidente da Câmara busca equilibrar as relações entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, enquanto enfrenta desafios decorrentes de recentes decisões e posicionamentos que impactam diretamente o trabalho dos parlamentares e a dinâmica política do país.